Fundamental I

O Ensino Fundamental, séries iniciais do Colégio Episteme, é pautado na Teoria Sociointeracionista e tem, como foco principal, o respeito às relações sociais e vivências que cada aluno traz do seu cotidiano e, de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), dá ênfase ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O aluno é considerado Protagonista do processo de aprendizagem; nesse contexto, o professor exerce a função de Mediador e Desafiador.

Além das disciplinas da Base Comum, o Colégio oferece aulas de Inglês, Educação Tecnológica e Filosofia.

Os dois anos iniciais do Ensino Fundamental objetivam o desenvolvimento do processo de alfabetização e do letramento, e ressalta-se nesse contexto a aquisição da alfabetização matemática; nessa etapa, a avaliação é através da sondagem do desenvolvimento e relatórios de aprendizagem.

Do 3º ao 5º ano, a avaliação da aprendizagem é constante, contínua e diagnóstica. Todas as atividades realizadas em sala são instrumentos de avaliação que podem, ao critério do professor, compor a média trimestral juntamente com uma avaliação sistematizada.

Os pais acompanham a vida escolar dos alunos pelo aplicativo da Ultramax, um sistema online que possibilita a visualização das tarefas agendadas, trabalhos solicitados e notas dos alunos.

No período integral, os alunos encontram no contra turno tempo para atividades de recreação, capoeira, hip hop, ballet, reforço escolar, futebol e musicalização. As temáticas inseridas no planejamento pedagógico são ferramentas para abordar valores e conhecimentos específicos e formativos para o aluno, incentivando-os a conhecer a história e a diversidade cultural do nosso país.

A alimentação é equilibrada e incentiva a preparação de lanches saudáveis trazidos de casa. O almoço no Colégio recebe atenção especial e oferece opções saudáveis todos os dias.

A Educação Inclusiva é um desafio, e o Colégio busca condições físicas e pedagógicas para garantir um atendimento de qualidade, contando com uma sala de recursos complementares às atividades da sala, em alguns casos específicos, não substituindo o acompanhamento terapêutico.

Todos os eventos do Colégio são considerados como “Encontros com a Família”; os Dias das Mães e dos Pais são envolvidos através de outras manifestações culturais, onde se homenageiam os valores da empatia, amor e respeito por todas as pessoas que fazem parte da vida do aluno.

fundamental1.jpg